728x90 AdSpace

Trending

Google+ e SEO: O que muda na vida dos profissionais?

Recentemente o Google anunciou uma mudança que pode mudar definitivamente a maneira  como fazemos buscas e procuramos por respostas: O "Search Plus Your World"!

Esta nova forma de busca (ou este acréscimo à busca orgânica) irá agregar uma camada social ao buscador, oriunda do Google+, permitindo que as opiniões dos seus contatos sejam apresentados nos resultados relativos às suas buscas, permitindo que você saiba quais são as opiniões dos seus contatos sobre um produto, um serviço ou uma empresa. Ou simplesmente sobre a última viagem deles!

Mas, este novo recurso pode mudar para sempre as técnicas de otimização de sites, conhecidas como SEO, e até mesmo, em casos mais extremos, levar por água abaixo milhares de reais investidos em SEO e no trabalho de profissionais de Marketing Digital. Você será afetado por isso? Como estar pronto para estas mudanças?

É claro que a busca social só fará sentido à medida que você e as pessoas de sua rede de contatos usarem o Google+. Ninguém é obrigado a usar a nova rede, mas é claro que a medida que ela crescer, mais e mais pessoas irão sentir-se motivadas a usá-la. É um caminho natural.

Você já deve ter ouvido a expressão "o bilionário cego". Acho que deve saber do que estou falando. As evoluções dos algoritmos de busca do Google tem demonstrado algo que o pessoal do SEO tem percebido, mas que está aterrorizando a muitos, por mais que não admitam: O Google+ irá diminuir fortemente a relevância do SEO com o passar do tempo. Não digo que irá torná-lo desnecessário, mas certamente diminuirá muito sua importância.

Quando um cego volta a enxergar, ele não deixa de saber (e de usar) o braille, mas, a cada dia, conforme ele se habitua a "ver", ele usará cada vez menos o braille e cada vez mais a "visão". O Google+ foi a forma que o Google encontrou de fazer o "cego bilionário" voltar a ver, mas isso não significa que ele vá deixar de usar o braile tão cedo. Mas, um dia, ele se acostumará a "ver" e aí, o braile deixará de ser importante. Não inútil. Apenas deixará de ser a forma prioritária do "cego bilionário" ver.



O Google criou o SEO, e ele tem o poder de aumentar ou diminuir a importância deste tipo de otimização. Além disso, o próprio Google demonstrou, através do Panda, que ele quer tornar a busca mais "social" e nada mais social do que resultados que tenham a sua relevância medida pela participação dos seus amigos!

Como o Google+ pode fazer você jogar milhares de reais em SEO no lixo? Simples! Explico:
Você é uma empresa que investe milhares de reais em SEO, mas que tem um atendimento péssimo. Com a busca social, as pessoas que eu conheço que tenham tido experiências ruins na sua empresa vão registrar isso, e ao fazer uma busca e encontrar sua empresa, mesmo que vc esteja aparecendo em primeiro lugar, devido a um excelente trabalho de SEO, eu ainda assim não irei comprar nada em você, nem consumir nenhum serviço seu, pelo simples fato de que meus amigos foram mal atendidos por sua empresa, independente de quantos milhares de reais vc investiu em SEO. Mesmo que vc apareça pra mim em primeiro lugar, isso não fará a menor diferença pra mim, pois não vou considerar você como uma escolha.

É disso que estou falando: A camada social suplanta o SEO. #FATO
Com isso, o Google está "dando visão ao bilionário cego" e tornando o SEO, que é uma das bases da SERP, irrelevantes em alguns casos.

E isso é ÓTIMO, pois mesmo pequenas empresas, que não tem condições de investir pesadamente em Marketing Digital ou em SEO poderão aparecer positivamente nos resultados e prosperar, graças aquilo que REALMENTE IMPORTA: Um bom atendimento e a oferta de uma boa experiência ao seu cliente/consumidor.

Bem vindos ao novo mundo das buscas :)

No videocast que gravei ontem, falo mais sobre este assunto. Assista!


Gostaria de agradecer ao meu professor, Paulo Teixeira (o @webpaulo) por ter me trazido tantos conhecimentos novos sobre SEO, ao professor Conrado Adolpho (@conradoadolpho) por ter me apresentado o excelente ebook "ZMOT" que mostra como o Marketing está mudando nesse exato momento e como a camada social que o Google está lançando irá SIM fazer a diferença a cada dia e a você, que chegou até aqui :)

Se você gostou do que leu, e achar que estas informações vão agregar valor às suas redes, fique à vontade para comentar ou compartilhar o conteúdo.

Além do mais, quero que fique claro que o SEO é algo que É, E SERÁ POR MUITO TEMPO, muito importante. Ele nunca (nunca é muito tempo, mas tá valendo) será "descartado", mas deverá passar a ser utilizado em conjunto com as ferramentas e práticas sociais adotadas pelo Google, de maneira a configurar uma espécie de "SSEO+" (Social Search Engine Optimization +You). Meus agradecimentos ao Fábio Ricotta, do MestreSEO, pelo excelente artigo falando sobre o SEO e o Google+. Se você é profissional de SEO e quer ouvir uma segunda opinião, acesse o artigo e veja o ponto de vista dele, que é excelente! Aliás, como sempre :)

Muito obrigado e até a próxima!

4 comentários:

Item Reviewed: Google+ e SEO: O que muda na vida dos profissionais? Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira